quinta-feira, 14 de março de 2013


O Sucesso da Marcha à Brasília!

marcha apeoc brasiliaTrabalhadores(as) encerram Marcha conquistando regulamentação da Convenção 151 da OIT. Presidenta se compromete a negociar vários itens da pauta de reivindicações
A 7ª Marcha à Brasília por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho, que reuniu quase 50 mil pessoas, terminou com uma grande vitória dos trabalhadores(as): a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que regulamenta a Convenção 151 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, que prevê a negociação coletiva para os servidores(as) públicos. Da Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília, também participaram representantes do Sindicato APEOC.
Dentre os representantes da entidade cearense na manifestação histórica puxada pela CUT Nacional no último dia 06/03, estiveram os professores Juscelino Linhares, André Sabino e Marcos Fábio, respectivamente, Secretário Geral da APEOC e Diretor da CNTE, Secretário de Cultura, e Representante de Base do Sindicato.
Em audiência com a CUT, CNTE, ministro do Trabalho Brizola Neto e representantes das demais centrais sindicais, a presidenta Dilma Rousseff reforçou a necessidade de se direcionar os recursos provenientes dos royalties do pré-sal para a educação e pediu o engajamento dos trabalhadores no tema. A destinação de 10% do PIB para a educação é um dos 11 itens da pauta de reivindicações dos trabalhadores entregue à presidenta.
Nós, dirigentes sindicais, consideramos a audiência positiva. Além da Convenção 151, o governo vai discutir duas das principais reivindicações da pauta dos trabalhadores(as): a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário e o fim do Fator Previdenciário.
A marcha foi um sucesso, pois além da quantidade enorme de militantes de todo o Brasil, conseguimos abrir a negociação dos itens da pauta dos trabalhadores com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário